Paulo Cesar marques
Consultor Master IGN
i Os fundamentos empresariais são a principal base de sustentação do sucesso da empresa moderna. Uma vez esses fundamentos dimensionados adequada e corretamente, os projetos certamente avançarão “de vento em popa”, o que propiciará, certamente, o sucesso dos resultados esperados para as ações empreendidas pela gestão.
Em síntese: - Fundamentos errados ou mal compreendidos, projeto fadado ao fracasso e ao insucesso.
8 Traçando um paralelo bem simples, sabemos que toda construção deve ser provida de uma sólida fundamentação, o que denominamos de “alicerce”. O alicerce mal dimensionado, mal estruturado, mal calculado, com fragilidades de sustentação, levará a construção a ruir. Qualquer turbulência da natureza, por mais simples que seja: chuva, vento, etc. provocará o desabamento da edificação.
Esse cenário que é peculiar a cada empresa individualmente vai refletir no seu market share e finalmente no preço do produto, formando as barreiras para a comercialização, assim como o enfraquecimento da entrada dos recursos via vendas.
aO que fazer para aplicar os fundamentos necessários à sua consolidação no mercado?
Existem inicialmente três passos simples, mas fundamentais a serem observados, para a aplicação dos cinco fundamentos básicos que enumeraremos abaixo:
8 Passo 1) – Definição correta dos fundamentos básicos da empresa empregando a experiência de todos os envolvidos no processo;
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8 Passo 2) – Assumir integralmente os fundamentos escolhidos, como filosofia de trabalho da empresa;
8 Passo 3) – Praticar os fundamentos no dia-a-dia de forma sistêmica, contínua e permanente.
+ > Compreendidos esses três passos iniciais, vejamos então a seguir quais são os cinco fundamentos da empresa moderna:
1º) Fundamento – Capacitação - Certificar-se de que o grau de capacitação de cada um dos colaboradores é aquele que suprirá, no conjunto, as necessidades finais da empresa. Quando a capacitação não atende as competências necessárias para que os fins empresariais sejam contemplados, em algum momento as atividades sofrerão solução de continuidade. Por isso cabe ao empreendedor mapear a todo o momento as necessidades de aquisição de competências pela organização e pelos indivíduos nas suas posições funcionais. Isso deve ser planejado no Plano de Enriquecimento de cargos e imposto como crescimento de carreira.
2º) Fundamento – Desempenho - É imperativo que a capacitação profissional tenha como resultado imediato o desempenho, fator essencial para que a empresa esteja apta a pleitear as oportunidades que o mercado oferecerá. O desempenho deve ser medido e comparado com o de outros elementos ou de outras organizações. Desempenho está diretamente ligado à resultados.
Lembra daquelas conceituações de "eficiência e eficácia"?
Então: - Desempenho é resultado, eficácia.
3º) Fundamento – Padrões - Significam modelos, paradigmas.
São maneiras de se compreender a realidade. É o conjunto de regras que devem prevalecer para os resultados esperados. Geralmente esses padrões têm como paradigmas os resultados de outras organizações do mesmo ramo, que já possuem produtos e resultados consolidados no mercado (Benchmark)
4º) Fundamento – Equipe de trabalho - A equipe de trabalho precisa ser mantida competente e coesa, integrada e motivada, com foco e orientação para resultados. Devem se equipes de alto desempenho, caracterizadas pela elevada participação das pessoas pela busca de respostas rápidas, e inovadoras às mudanças, em um ambiente de negócios que permita atender às crescentes demandas dos clientes.
5º) Fundamento – Gestão – Os recursos técnicos e materiais; os instrumentos e ferramentas; os sistemas e processos produtivos, devem ser geridos com conhecimento. É o processo sistemático de buscar, selecionar, motivar, manter, filtrar e apresentar informações, no intuito de melhorar a compreensão de todos os envolvidos no processo, para que seja alcançada a consecução dos melhores resultados esperados para determinadas tarefas.
q É preciso criar um ambiente desafiador e estimulante para seus colaboradores.
~ Empresa moderna forte é aquela que se distingue das demais pelos seguintes fatores:
&- concepção e valores;
&- capital humano e desempenho;
&- planejamento e seus resultados;
&- liderança e lucratividade.
: Nota final:
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l Boa sorte! Informe-se e atue proativamente ! ! ! ! ! ! ! ! !
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